O Que é Economia, Escassez, Escolhas e Valor
Para entender o que é economia, precisamos de alguns exemplos práticos e tratar alguns pontos. No livro 10 lições fundamentais da economia austríaca é citado o seguinte exemplo, considerando que todos nós temos objetivos de vida e para alcançar esses objetivos ou fins, nós precisamos de “meios”. A Economia nada mais é o instrumento a ciência que procura lidar com esses fins e meios da melhor forma possível.
Imagine que você possua um recurso (dinheiro) e esse no momento é seu único meio. Em um determinado dia você possui dois objetivos ou fins para atingir. Suponha que seja a compra de um novo aparelho celular e também uma viagem ao final de semana longe da sua cidade. Mas, o montante que você tem não é suficiente para os dois objetivos. Nessa situação, você terá que fazer uma escolha. Nesse momento chegamos em um primeiro ponto para explicar o que é economia.
Para escolher entre uma e outra opção verificamos qual alternativa nos dará maior satisfação naquele momento do tempo. A essa satisfação economistas chamam de utilidade ou seja ai entra um “valor” para o produto ou escolha. O valor é individual para cada um. Outro exemplo é que se você é um colecionador de carros antigos, com toda certeza você dará um valor muito maior para um carro “relíquia” do que um outro cidadão que nem carteira de habilitação possui.
Mas ainda que para o colecionador uma relíquia de veículo tenha um alto valor para si, o que decidirá se ele comprará ou não essa relíquia é se ele terá o meios (dinheiro, espaço na garagem) e se no momento da decisão de compra o indivíduo possui ou não outras prioridade como uma reforma em sua residência. Então o valor de algo é muito individual e de momento.
Explicado o valor nos exemplos acima, podemos brevemente nesse post, abordar sobre o preço para entender a diferença frente ao valor.
Preço é o que você paga por um determinado produto/serviço que você deseja ou precisa comprar. O valor é a satisfação que essa compra de produto ou serviço lhe trará. Voltando ao exemplo do aparelho celular, o preço será igual para qualquer pessoa que vá até a loja compra-lo porém para quem utiliza muito o celular e tem satisfação pelo mesmo, o seu Valor será muito maior para esse indivíduo e provavelmente ele concordará mais facilmente em comprar o aparelho.
Agora vamos brevemente tratar um novo ponto da economia, a “Escassez”. Devemos considerar que os meios ou recursos, que todos dispõe, nunca serão suficientes para satisfazer todos os fins (ao menos de nós simples mortais rs). Ai você pode argumentar que com o trabalho e a evolução patrimonial, você terá eliminado ou diminuído muito essa escassez, mas não se esqueça que os “fins” também aumentam e consequentemente a escassez se manterá.
Tratamos de alguns pontos nessa lição sobre o que é e o que envolve a economia. São eles: Meios/recursos, objetivos/fins, escassez, preço/valor/escolhas.
Economia então tem como uma definição muito conhecida, ser uma ciência que estuda como utilizar recursos (que são sempre escassos) para alcançar fins alternativos. É também uma ciência de meios em que os fins não são (ou não deveriam, pois alguns países ditatoriais infelizmente interferem muito nessa questão), definidos por autoridades ou seja são definidos pelos consumidores. Esses é quem dirão o que e quanto produzir e a economia por sua vez procura solucionar o que produzir, quanto produzir e como produzir para atender aos desejos de quem consome e norteia a economia.
No próximo post traremos a 3 lição fundamental da economia segundo a didática da escola austríaca que é: Ação, Tempo e conhecimento.
Lhe espero no próximo post.
Até lá!
- Se você se interessou pelo assunto e quiser ler um pouco mais sobre Escola de Economia Austríaca, o site recomenda a leitura desse livro aqui.