Tecnologia

5 Atividades que dificilmente serão automatizadas.

Os avanços da tecnologia ainda não foram capazes de importar algumas habilidades humanas para os robôs.

A automação no mercado de trabalho vem ganhando força nos últimos anos e por diversas razões. Razões classificadas como excelentes, porém preocupantes para muitos profissionais hoje inseridos no mercado de trabalho.

Automatizar alguns processos, sobretudo tarefas repetitivas ou facilmente replicáveis, pode melhorar muito a precisão e a eficiência quando falamos em máquinas de inteligência artificial. Entretanto, a automação não é capaz de ser bem sucedida em todas as tarefas. Algumas atividades e trabalhos sempre necessitarão da participação humana.

Nesse artigo você poderá conhecer algumas profissões/atividades que dificilmente irão ser substituídas por máquinas.

Qualidades como a empatia são fundamentais em relações de negócios.

Atendimento ao humano:

Atualmente contamos com excelentes soluções de atendimento ao consumidor como os chatbots, porém essa eficiência não é capaz de gerar empatia com um humano ou mesmo passar 100% de confiança, clareza e certeza nas respostas.

É bem possível sim enxergar os robôs como aliados dos agentes humanos em vez de substituí-los. Não é só questão de gosto, usuários precisam conversar com alguém para ser atendido de forma satisfatória e ter seu problema resolvido em muitas situações.

Ainda que possua uma excelente ferramenta de atendimento automatizado, sua empresa terá diversos casos e momentos que necessitarão de atendimentos humanos para solucionar um problema ou mesmo encaminhar essa solução.

Criatividade nos trabalhos

É inegável que o comportamento humano é imensamente previsível. E isso fez com que a A.I (inteligência artificial) avançasse a passos largos para colaborar com o mundo atual.

Fato é que ainda que o humano tenha um comportamento muito previsível as máquinas são confiáveis e testadas para lógica, velocidade e otimização, algo em que nem sempre podemos contar e aplicar na criatividade.

A experiência de vida, imaginação e a capacidade de pensar fora da caixa são exclusivas do conjunto de ferramentas e habilidades humanas. Qualquer trabalho ou indústria que dependa de imaginação e criatividade nunca se limitará à função robótica da automação ou pelo menos não deveria.

Atividades voltadas ao relacionamento

Atividades que necessitam de empatia como Vendas ainda que automatizadas sempre terão vantagens com um humano inserido.

Se você é um vendedor deve estar bem preocupado com o futuro da sua profissão. Mas se você refletir e entender que especialistas em diversas áreas serão fundamentais no futuro, não ficaria tão preocupado.

Qualquer trabalho construído a base de relacionamentos como é o caso das vendas não pode ser automatizado em 100%.

A tecnologia pode melhorar o alcance de uma empresa, produto ou serviço. Pode até melhorar esse relacionamento e ajudar a pessoa a ser mais produtiva e melhor informada para prestar o melhor serviço aos seus clientes. Agora a empatia e o sentimento que o cliente procura nunca podem ser automatizados, porque soará como muito falso.

Pense a seguinte situação: Um robô lhe dizendo: “Eu entendo pelo que você está passando e posso lhe ajudar”. Não será suficiente para o humano. Não preencherá a sua necessidade de se relacionar a fundo.

Posições de liderança.

Mais uma vez as máquina podem ser extremamente eficazes em lógica, otimizações, precisão e velocidade.

Mas em situações adaptativas, estratégicas onde se faz necessário uma posição de liderança, as máquinas não podem atuar. Elas são programadas mas não pensam e nem improvisam.

Exemplos de que a liderança é algo que somente os humanos podem oferecer são vários: Orientar a cultura de uma empresa ou nação, inspirar uma força de trabalho, assumir uma liderança adaptativa, arrecadar valores e olhar nos olhos das pessoas para uma contratação por exêmplo, são os tipos de contribuições que as máquinas e o softwares nunca serão capazes de fornecer.

O ser humano precisa de se relacionar com um semelhante.

Aconselhamento

O trabalho dos psicólogos por exemplo dificilmente será automatizado. Essa atividade é altamente baseada na empatia, o paciente vê em um psicólogo alguém que pode contar tudo o que for preciso para ser ajudado, que pode entender a fundo cada história, cada sentimento por mais diferente que seja entre cada humano. E isso é uma habilidade que os computadores não possuem e que é realmente difícil de implementar com a Inteligência Artificial.

E você? Qual sua opinião e conclusão?

É impossível prever o futuro. Fato. Porém podemos afirmar o que sentimos.

Pra você faz sentido essa lista de atividades que possuem barreiras de automatização? Deixe aqui nos comentários a sua opinião.

Até o próximo post!

Sobre o autor | Website

ORGANIZE sua VENDA, Melhore seus argumentos e Suba o Nível das suas NEGOCIAÇÕES. E-BOOK gratuito sobre como VENDER Melhor e com MAIS RESULTADOS. Comece hoje mesmo a aplicar no seu DIA-DIA OU Negócio!

100% livre de spam.