Gestão de Negócios e Vendas em Tempos difíceis e desafiadores.
Saiba o que fazer e como fazer para se adaptar ao chamado novo normal da economia mundial e até surfar no avanço digital na pandemia. Aplique essas 6 dicas abaixo hoje mesmo!
Uma coisa eu tenho certeza: Que ninguém tem certeza de mais nada daqui em diante!
Parece brincadeira, mas não é. O atual momento que o mundo passa é algo ainda não visto até então. A Pandemia do Covid-19, acelerou ao menos em uma década diversos avanços tecnológicos e hábitos dos consumidores.
É fato que essa mudança já vinha acontecendo mesmo que gradualmente. Já visualizávamos esse futuro com vendas massivamente feitas pela internet, via aplicativos, utilizando os mais variados gadgets. Mas não imaginaríamos que esse fosse se tornar da noite pro dia um dos “únicos” recursos para os empreendedores e vendedores no geral. E é sobre isso que falaremos no post de hoje.
Façamos o seguinte exercício de reflexão:
Você empreendedor economizou por anos para montar seu próprio negócio, buscou o melhor ponto comercial pra sua loja durante meses, treinou a equipe de atendimento no balcão, decorou seu ponto de venda, contratou adquirente (meios de pagamento), internet, telefone, fez um primeiro e recheado estoque entre outras ações que todos que investem precisam realizar, pois acreditam e querem fazer dar certo seu negócio.
Feito todo esse planejamento e executado o plano, em um belo dia, é determinada uma lei resultante de uma pandemia global, qual diz que você terá que fechar seu negócio, por tempo indeterminado.
Como somos otimistas, nessa situação sempre pensamos que não durará muito tempo e logo essa lei será revogada e todos poderão reabrir novamente. Mas os dias passam, as semanas, os MESES…
O que fazer?
Sim, é desesperador! Mas sempre há formas de superar os desafios.
1 – Revisão e redução de custos:
A primeira medida se você tem seu próprio negócio é revisar todos os custos. Liste além dos cutsos fixos, outros deveres e obrigações quanto a possíveis financiamentos e dívidas no geral. Essas em especial, tente renegociar uma extensão de prazo de pagamento ou até mesmo revisar os juros. Elimine qualquer despesa desnecessária que possua no momento.
Quanto a compromissos com o fornecedores, verifique a possibilidade de prorrogar alguns títulos pagando no vencimento um percentual apenas (afinal ele também precisa sobreviver e ter seu fluxo de caixa) e extendender o pagamento do saldo.
Se você é um autônomo, muitas das dicas acima, são válidas também para você. Se é um gestor de equipe o segundo ponto abaixo é fundamental.
2 – Seja transparente com seu time de trabalho:
A situação é desafiadora, então não esconda a dificuldade dos seus colaboradores ou liderados. Informe que eles precisam se adaptar a nova realidade e que é fundamental que os mesmos sejam parte da solução e não em aumentar o problema. É quase como que “ativar”o modo sobrevivência.
O compromisso em superar as adversidades e abusar da criatividade são atos fundamentais nessa jornada.
3 – Simplifique as coisas, foque nas prioridades:
Se tinha algum novo projeto em desenvolvimento, repense se é a melhor hora para implementá-lo. Se já iniciou o projeto e ele depende de muito recurso e energia para seguir adiante, talvez o melhor a se fazer é pausar e postergar-lo para um outro momento mais adequado.
Uma atitude muito importante de qualquer empreendedor ou gestor de equipes é iniciar rápido um novo negócio/idéia, mas também abortá-lo precocemente caso não esteja trazendo o resultado esperado ou em casos como esse que é preciso dar um passo atrás.
Invista tempo em garantir o básico que é garantir vendas/recursos para atingir um ponto de equilíbrio do seu negócio ou orçamento. Resultado nesse momento é o que importa!
4 – Aprenda a vender por Telefone e Internet:
Se você, sua empresa ou seu time de vendas não vendem pela internet ou telefone, e pior, não sabem como fazer, você precisa IMEDIATAMENTE aprender!
Realizar vendas por telefone parece algo difícil, para alguns até constrangedor, mas fique tranquilo. É muito normal vender e comprar por telefone, muito mais do que você imagina!
Como vender por telefone, mercê até mesmo um post a parte e com certeza um curso em como fazer, mas basicamente, liste seus principais clientes e peça uma ajuda a eles nesse momento, conte sua história, seu esforço e seus sonhos. Mostre que tem um projeto de longo prazo e parceria. Liste também aqueles clientes de compras esporádicas e aqueles que ainda não compraram. Crie uma rotina de contatos com quantias de ligações, abordagens e argumentos, crie combos e promoções de vendas, seja otimista e passe a mão ao telefone!
Você também, nos dias de hoje, pode e deve utilizar de aplicativos como o Whats App (versão Business ou não), Telegrama, Instagram, Facebook, Skype e outros que podem lhe proporcionar um contato ágil, seguro e prático com seus clientes. Explore cada um ao seu modo. E não se esqueça do bom e velho e-mail. Profissionalize essa ferramenta que ainda é uma das que mais entregam resultados de leads e vendas de todas as citadas nesse parágrafo.
Entenda que atualmente os meios e canais de venda são complementares um ao outro e devem ser usados em sinergia por sua empresa ou equipe.
Resumidamente cito que também é possível criar lojas virtuais sem custo fico algum utilizando plataformas pré formatadas e hospedadas em nuvem que são isentas de mensalidades no plano básico.
Essas dicas valem para qualquer um. Desde o autônomo até ao empreendedor um pouco maior.
Uma dica Bônus e muito eficaz seria você avaliar se possui alguma habilidade que considere acima da média, algum conhecimento que possa dividir com outros interessados e formatar um curso para vender on-line. Essa é uma oportunidade de gerar uma renda extra ou até mesmo virar uma fonte e atividade principal de renda sua ou da sua empresa. Exemplo, você é um marceneiro. Porquê não vender seu conhecimento profissional? Porque não ensinar outra pessoa que tem vontade de se tornar um marceneiro? Ou ensinar um amigo de profissão que tem duvida em de um serviço do seu segmento?
5 – Seja otimista mesmo em meio ao caos!
Pode parecer difícil manter o otimismo em momentos de turbulência econômica e global, mas as pessoas ao redor sentem quando você é confiante, firme, tem foco. Essa atitude positiva inspira pessoas e com certeza inspirará sua equipe. Tenha fé em Deus, a espiritualidade também é fundamental em nossa vida, não tenha vergonha ou receio de pedir em oração, seja qual for sua crença, um suporte, uma luz e boas energias.
Em algum momento as crises passam e com certeza se você se mantiver firme e combatente, sairá muito melhor e mais preparado para o mercado em geral do que quando começou!
Espero que tenham gostado do texto e até o próximo post!
* Uma dica importante que deixo aqui é: Tenha certeza que o preço e margens de venda dos seus produtos e serviços estejam formulados corretamente. Caso queira aprender a como precificar seus produtos e serviços de maneira correta, CLIQUE AQUI e baixe gratuitamente meu E-BOOK.