O que é o Halving Do Bitcoin?
Entenda sobre esse dispositivo/transformação que gera cada vez mais Escassez da Cripto Moeda!
Primeiramente, apenas reforçando, Bitcoin é apenas uma das diversas Criptomoedas existentes atualmente. E o que é uma CriptoMoeda?
Uma criptomoeda é um meio de troca, podendo ser centralização, centralizado ou descentralizado que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda.
O que é Mineração de Bitcoin e de onde surgem as Criptomoedas?
Mineração de Bitcoin é o processo de acrescentar registros de transações ao livro razão público do Bitcoin, que armazena transações passadas. Este livro razão é chamado Blockchain qual é formado por uma cadeia de blocos de transações/registros. O Blockchain serve para confirmar transações para o resto da rede ter conhecimento, e é usado para distinguir transações de Bitcoins legítimas de tentativas de reuso de moedas. Blockchain hoje é considerada a tecnologia mais eficaz e segura do mundo com relação a proteção e transmissão de dados eletrônicos.
Minerar é o termo utilizado para se encontrar e conseguir como recompensa, frações de cripto moedas. Minerar é também um mecanismo usado para introduzir moedas como o Bitcoin no sistema BlockChain: Mineradores recebem taxas e um subsídio de novas moedas criadas. Ambos servem com o propósito de disseminar novas moedas de uma maneira descentralizada bem como motivar pessoas a prover segurança ao sistema.
Mineração de Bitcoin é chamado assim porque se assemelha com a mineração de outros commodities que requer esforço e lentamente faz com que uma nova moeda esteja disponível a uma taxa que se assemelha a taxa de que commodities como ouro são minerados do solo.
Halving do Bitcoin
O halving do Bitcoin, é uma transformação, um dispositivo que está dentro do formato do código da criptomoeda. Diferentemente dos sistemas monetários atuais, quais os governos imprimem dinheiro sem parar, o bitcoin reduz sua emissão a cada 4 anos. (Halving).
E nesse momento, estamos próximos de um novo halving (será agora dia 12/05/2020), no qual o total de bitcoins emitidos a cada dez minutos cairá de 12,5 para 6,25 bitcoins. Gerando dessa forma maior Escassez no Bitcoin.
Histórico dos halvings
Até hoje tivemos apenas 2 halvings para fazer uma comparação histórica. O primeiro halving aconteceu em 2012 e o segundo em 2016.
Em ambos os casos, a valorização do bitcoin foi exponencial e mudou seu patamar de preço. Em 2012 a criptomoeda saiu de aproximadamente 5 dólares para 16 dólares mais que triplicando seu valor e em 2016 saiu de aproximadamente 360 dólares para 780 dólares. Essas valorizações ocorreram por volta de 6 meses a um ano após o evento do Halving.
Teremos uma nova valorização nessa Halving?
É impossível saber se o preço do bitcoin vai se manter, subir ou descer. Vale ressaltar que o fenômeno do halving e o efeito no preço é algo muito novo e incerto. Mas no universo da economia porém, é fato dizer que escassez, gera valorização de um ativo. Essa é uma regra básica da economia.
E você leitor, qual sua opinião sobre o preço do Bitcoin após esse novo halving do Bitcoin? Deixe aqui seu comentário, vamos trocar idéias e informações!
Até o próximo post.